Saiu hoje no O Globo Online, que a Anvisa está considerando proibir o uso de inibidores do apetite.
Drogas como Sibutramina, Femproporex, Mazindol e Dietilpropiona tem sido a muito tempo utilizadas como auxiliares no tratamento da obesidade. Mas, na minha opinião, têm sido utilizadas como a única forma de tratamento por alguns profissionais.
Mesmo sabendo dos riscos à saúde e de que a longo prazo não resultam em manutenção de um peso saudável, tanto profissionais de saúde como a população continuam a procurar formas de resultado rápido. O mesmo podemos extrapolar para uso de outros medicamentos, como para redução do colesterol ou para equilíbrio da glicose.
Muitas vezes o prazo dado ao cliente para reestabelecimento dos níveis sanguíneos adequados é de 1 ou 2 meses, quando na verdade aquela alteração foi causada por anos de hábitos alimentares e de vida inadequados. Como anos de descuido podem ser restaurados em dias? Claro, existem casos que medicamentos são necessários, mas é indicutível que para muitos a opção rápida, e que não dá trabalho, é mais atraente. Em teoria, é muito mais fácil tomar um comprimido do que mudar rotina, hábitos e costumes.
http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/06/14/anvisa-realiza-audiencia-para-decidir-sobre-proibicao-de-inibidores-de-apetite-924679872.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário