Sendo fã de polêmicas, teorias da conspiração e controvérsias, confesso que adoro quando sai no jornal reportagens sobre pesquisas científicas. Não só para poder ler o que o jornalista escreveu e comparar com a pesquisa, mas principalmente para depois ficar ouvindo os comentários das pessoas em geral sobre isso. Ainda mais quando estou na academia e tem gente que nem sabe que sou nutricionista e falam cada coisa, com afirmação, propriedade!! Divertidíssimo!!
A última foi uma pesquisa mostrando que consumir refrigerante diet, à longo prazo, aumenta circunferência abdominal e que, em ratos, altera metabolismo da glicose. Quem lê as reportagens que sairam na Folha ou no Globo vão tirar a seguinte conclusão: melhor tomar então refrigerante normal!. É nesta hora as conclusões se confundem e cada um pensa o que é mais conveniente para si.
O que se deve tomar como base desta pesquisa? Para mim, o refrigerante foi uma das piores invenções da humanidade. A versão com açúcar contém em cada latinha em torno de 1/2 xícara de açúcar na forma de xarope de glicose, o que metabolicamente é ainda pior para o organsimo. Ok, alguém algum dia percebeu isso, ou quis aproveitar o nicho para os diabéticos, e lançaram a versão com adoçante. Resolvido? Não!! O grande problema dos refrigerantes não está centrado unicamente no consumo agregado de açúcar ou adoçante. Ambas as versões, diet e normal, são produtos:
- Sem NENHUM valor nutricional, se é para ser sem calorias, água é melhor
- O seu consumo regular faz com que o consumo de água ou sucos de fruta reduza, se você toma mais refrigerante é lógico que os demais líquidos vão ser reduzidos
- Apresenta um pH baixo, pela carbonização e teor de ácido fosfórico, cuja acidez além de danificar os dentes altera o pH do organismo aumentando a retirada de cálcio dos depósitos (OSSOS) para garantir o tamponamento do sangue e evitar a clássica acidez metabólica crônica. Onde ninguém sente alterações clínicas, mas aos poucos vai se deteriorando.
Quem não atendeu ainda alguma mulher na casa dos 40 que a-do-ra coca diet, e está com osteopenia quase se tornando uma osteoporose (esta só aguardando a menopausa para chegar) e ela não entende porque, já que toma o suplemento de cálcio?
Novamente, saúde e escolhas boas não se baseiam em calorias!! Quem quiser, leia as reportagens por si só,
Versão reduzida: http://folha.com/eq936444
Versão mais extensa: http://www.sciencedaily.com/releases/2011/06/110627183944.htm