quinta-feira, 30 de junho de 2011

Interpretação da ciência

Sendo fã de polêmicas, teorias da conspiração e controvérsias, confesso que adoro quando sai no jornal reportagens sobre pesquisas científicas. Não só para poder ler o que o jornalista escreveu e comparar com a pesquisa, mas principalmente para depois ficar ouvindo os comentários das pessoas em geral sobre isso. Ainda mais quando estou na academia e tem gente que nem sabe que sou nutricionista e falam cada coisa, com afirmação, propriedade!! Divertidíssimo!!

A última foi uma pesquisa mostrando que consumir refrigerante diet, à longo prazo, aumenta circunferência abdominal e que, em ratos, altera metabolismo da glicose. Quem lê as reportagens que sairam na Folha ou no Globo vão tirar a seguinte conclusão: melhor tomar então refrigerante normal!. É nesta hora as conclusões se confundem e cada um pensa o que é mais conveniente para si. 

O que se deve tomar como base desta pesquisa? Para mim, o refrigerante foi uma das piores invenções da humanidade. A versão com açúcar contém em cada latinha em torno de 1/2 xícara de açúcar na forma de xarope de glicose, o que metabolicamente é ainda pior para o organsimo. Ok, alguém algum dia percebeu isso, ou quis aproveitar o nicho para os diabéticos, e lançaram a versão com adoçante. Resolvido? Não!! O grande problema dos refrigerantes não está centrado unicamente no consumo agregado de açúcar ou adoçante. Ambas as versões, diet e normal, são produtos:

- Sem NENHUM valor nutricional, se é para ser sem calorias, água é melhor
- O seu consumo regular faz com que o consumo de água ou sucos de fruta reduza, se você toma mais refrigerante é lógico que os demais líquidos vão ser reduzidos
- Apresenta um pH baixo, pela carbonização e teor de ácido fosfórico, cuja acidez além de danificar os dentes altera o pH do organismo aumentando a retirada de cálcio dos depósitos (OSSOS) para garantir o tamponamento do sangue e evitar a clássica acidez metabólica crônica. Onde ninguém sente alterações clínicas, mas aos poucos vai se deteriorando.

Quem não atendeu ainda alguma mulher na casa dos 40 que a-do-ra coca diet, e está com osteopenia quase se tornando uma osteoporose (esta só aguardando a menopausa para chegar) e ela não entende porque, já que toma o suplemento de cálcio?

Novamente, saúde e escolhas boas não se baseiam em calorias!! Quem quiser, leia as reportagens por si só,

Versão reduzida: http://folha.com/eq936444
Versão mais extensa: http://www.sciencedaily.com/releases/2011/06/110627183944.htm

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Nutrição Funcional

Semana passada, por causa do blog, uma pessoa me escreveu perguntando sobre "nutrição funcional". Sinceramente fiquei muito satisfeita por saber que alguém lê meu blog, rs. Mas, o mais curioso foi ter de pensar como explicar o que era a nutrição funcional em palavras. Agir com esse pensamento, ainda bem, hoje em dia eu já faço, mas descrever...

A pessoa me perguntou se a nutrição funcional seria um novo tipo de nutrição, diferente daquela que a gente aprende na faculdade. Pergunta pegadinha essa! E muitos podem discordar. Não, não acredito que a nutrição funcional seja uma nova nutrição, no sentido que toda nossa bagagem adquirida na graduação seja esquecida. Mas é, certamente, uma nova visão da nutrição que, quem não tem ou não tiver no futuro, estará certamente fora dos eixos. E a partir daí resolvi divagar.

Nutrição funcional é uma forma de libertar as angústias de quando, formadas, chegamos ao mercado de trabalho e descobrimos que não basta conhecer alimentos e calorias. É uma forma mais global, integrada e abrangente de ver a relação do indivíduo com o alimento. É você atender o seu cliente e, na medida que você o ouve contar situações clínicas e do dia-a-dia, sua mente automaticamente começar a traçar diversas relações, circuitos, caminhos interligando o objetivo ou queixa principal dele com diversos aspectos alimentares, de estilo de vida, de ambiente, rotina... e que, ele mesmo nunca pensou que seriam abordados numa consulta de nutrição.
  • É entender que somar e subtrair calorias não é solução, nutrição é da área de saúde e não de exatas,
  • É ter certeza que o que foi planejado para uma pessoa jamais vai funcionar exatamente da mesma forma para outra,
  • É valorizar (ou se preocupar por não ter dado valor antes) às aulas de bioquímica e fisiologia,
  • É saber relacionar o aspectos sociais, estéticos, psicológicos e clínicos e trabalhá-los com a alimentação,
  • É conhecer o máximo possível os suplementos e fitoterápicos sabendo que eles serão sempre a segunda linha de ação, complementar à alimentação somente quando necessário,
  • É estudar, atualizar, trocar e compartilhar informações, SEMPRE!
E, aproveitando, vamos trocar informações. Excelente congresso de nutrição no Rio!
III Congresso de Nutrição Clínica Funcional e Medicina do Rio de Janeiro
www.funcionali.com

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Grãos germinados

Grãos e sementes são alimentos super ricos em nutrientes. Além de importante fonte de protéinas, fornece fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E, além de compostos bioativos como fitoesteróis e polifenóis.

O que alguns não sabem é que estes grãos quando germinados aumentam o teor de vitaminas e minerais, e ainda tornam estes nutrientes mais biodisponíveis. Ou seja, toda riqueza que estava guardada dentro do grão para gerar uma nova planta fica mais fácil de ser absorvida pelo organismo quando começa a germinação. Para quem tem interesse, pode-se germinar os grãos em casa ou experimentar os grãos já germinados que hoje temos no mecado. Esse é o caso da linha Biosprout, lançada pela empresa Sítio do Moinho. Fica a dica!

Para testar no final de semana, segue receita usando os grãos germinados!



Salada Indiana de Lentilha Germinada

1 1/2 xícaras de lentilha germinada
1/2 xícara de pepino picado, sem sementes
1/2  xícara de tomate picado, sem sementes
1/3  xícara de alho poró picado 
2 colheres de sopa de coentro picado
1 colher de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
1 1/2 colheres de chá de orégano seco
1/2 colher de chá de alho em pó
1 1/2 colheres de chá de curry em pó
1/2 colher de chá de mostarda em pó
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

  • Lave com cuidado as lentilhas germinadas e deixe escorrendo em uma peneira.


  • Adicione os vegetais picados e misture com cuidado às lentilhas.


  • Em uma pequena tijela separada, misture os demais ingredientes (condimentos e líquidos).


  • Misture o molho com os temperos à lentilha e mexa novamente.


  • Deixe em repouso por pelo menos 20 a 30 minutos para os sabores encorparem e incorporarem à salada.


  • Fonte: www.food.com

    quarta-feira, 22 de junho de 2011

    Alimentação saudável desde a infância

    Acredito que uma das idéias mais difundidas na população é a de que "criança pode tudo", pelo menos em termos de alimentação. Claro, o metabolismo daqueles pequenos humanos é de fato muito mais acelerado e eficiente do que o de uma pessoa adulta. Mas, isso pode levar à uma falsa idéia de saúde.

    Por ter um funcionamento do corpo diferente do de adultos, a criança pode realmente ter um padrão alimentar ruim, comer besteiras e junk food com mais frequência, e isso não representar em alteração de peso ou maior incidência de doenças, como infecções e resfriados recorrentes. É comum ouvir de pais que "se está crescendo como deveria então não tem problema, coma o que quiser". Não é por que isso acontece que ela deveria continuar esse padrão alimentar ou que isso não traga consequências!

    Poucas pessoas tem dimensão da importância da alimentação na infância e adolescência. Além de  moldar os hábitos alimentares para o resto da vida, sabe-se que a alimentação na infância está relacionada com a maior, ou menor, incidência de doenças na fase adulta. As doenças frequentes ultimamente (não uso o termo comum nunca, pois para mim nenhuma doença é uma coisa banal, do dia-a-dia) são doenças crônicas. E elas têm justamente este nome porque começam a ser formadas e desenvolvidas anos antes dos primeiros sintomas clínicos aparecerem.

    Hoje fica um pouco mais claro que apesar de parecer que as crianças podem comer o que quiser, isso não é verdade. Quem não conhece ou ouviu falar de uma criança que está com pressão alta? Acima do peso? Com alteração de glicose ou colesterol? Isso tem que ser mais que um alerta. Temos de ter consciência de que cuidar das crianças hoje, faz com que sejam adultos mais saudáveis no futuro.

    segunda-feira, 20 de junho de 2011

    Acrescente Mais Vegetais no seu Dia-a-dia!

    Fontes naturais de vitaminas e minerais sendo ainda ricos em fibras, pobres em gordura, sódio e calorias e não possuem colesterol!
    Vegetais possuem também fitoquímicos, grupo de compostos que ajudam a prevenir o surgimento de doenças do coração, diabetes e alguns cânceres. São as substâncias antioxidantes que lentificam o processo de oxidação responsável pelo envelhecimento da pele e danos aos tecidos.
    Coma uma variedade vegetais ao dia, pois cada um deles é rico em alguns nutrientes em especial! Variedade de vegetais torna a alimentação mais colorida, alegre e saudável!

    • Acrescente vegetais ralados (cenoura ou abobrinha) na massa de pães, bolos ou muffins.
    • Use vegetais diferentes na salada verde além da alface: almeirão, agrião, espinafre, escarola, couve, mostarda.
    • Adicione vegetais folhosos como espinafre e couve em sucos de fruta.
    • Procure massas que usam vegetais na formulação como massas verdes (espinafre) ou vermelhas (tomate ou beterraba).
    • Use vegetais como base para sopas e ensopados.
    • Enriqueça ou engrosse sopas com vegetais cozidos ou na forma de purê ao invés de creme de leite ou leite integral.
    • Ao preparar almôndegas ou bolos de carne acrescente cenouras raladas, por exemplo.

    sexta-feira, 17 de junho de 2011

    Receita para Final de Semana

    Opção de prato único super rico em cálcio! Tahine, pasta de gergelim, é ainda ótima fonte de vitamina E. Sabia que além de bom para saúde óssea, o cálcio também auxilia na manutenção do peso? Baixa ingestão de cálcio está associada com maior acúmulo de gordura nas nossas células adiposas!

    Salada Libanesa de Atum e Tahine (6 porções) 

    Salada:
    - folhas verdes variadas à vontade
    - 3 latas de atum em água  desfiados
    - ½ xícara de cebola picada
    - ½ xícara de aipo picado
    - 2 col sopa de alcaparras
    - 3 col sopa e azeitonas picadas
    - ½ xícara de maçãs picadas (opcional)


    Molho de Tahine:
    - 2 col sopa de tahine
    - 1/3 xícara de iogurte natural desnatado
    - 1 limão (suco)
    - 2 col sopa de salsinha picada
    - 3-4 dentes de alho picado
    - Sal e pimenta a gosto

    Modo de preparo:
    1. Em processador de alimentos ou liquidificador misture os ingredientes do molho, temperando por último com sal e pimenta.
    2. Em uma vasilha misture o atum, a cebola, o aipo e a maçã.
    3. Misture delicadamente o molho.

    Valor calórico: 180Kcal (porção)

             Esta receita é uma sugestão de prato único, rica em proteínas (25,2g), baixo teor de gordura (6,2g) e colesterol (40mg).
             Além disso, o atum é rico em ômega 3 e o iogurte e o tahine (pasta de gergelim) são ricos em cálcio, fornecendo 86mg deste mineral por porção.
             Aproveite!

    terça-feira, 14 de junho de 2011

    Proibição de Inibidores do Apetite

    Saiu hoje no O Globo Online, que a Anvisa está considerando proibir o uso de inibidores do apetite.
    Drogas como Sibutramina, Femproporex, Mazindol e Dietilpropiona tem sido a muito tempo utilizadas como auxiliares no tratamento da obesidade. Mas, na minha opinião, têm sido utilizadas como a única forma de tratamento por alguns profissionais.

    Mesmo sabendo dos riscos à saúde e de que a longo prazo não resultam em manutenção de um peso saudável, tanto profissionais de saúde como a população continuam a procurar formas de resultado rápido. O mesmo podemos extrapolar para uso de outros medicamentos, como para redução do colesterol ou para equilíbrio da glicose.

    Muitas vezes o prazo dado ao cliente para reestabelecimento dos níveis sanguíneos adequados é de 1 ou 2 meses, quando na verdade aquela alteração foi causada por anos de hábitos alimentares e de vida inadequados. Como anos de descuido podem ser restaurados em dias? Claro, existem casos que medicamentos são necessários, mas é indicutível que para muitos a opção rápida, e que não dá trabalho, é mais atraente. Em teoria, é muito mais fácil tomar um comprimido do que mudar rotina, hábitos e costumes.

    No entanto, só aqueles que se dedicam a cuidar da sua alimentação visando não somente a melhoria estética mas a qualidade de vida pode ter o prazer de perceber que além da redução do peso, por exemplo, aquelas dores de cabeça diárias, fadiga constante, intestino alterado, de repente, sumiram. A pele está melhor, o cabelo mais forte. E são essas pequenas mudanças que  fazem com que possamos viver a vida da melhor forma.


    http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/06/14/anvisa-realiza-audiencia-para-decidir-sobre-proibicao-de-inibidores-de-apetite-924679872.asp

    segunda-feira, 13 de junho de 2011

    Apresentação Soul Nutrition

    É com grande prazer que inauguro o blog da Soul Nutrition.

    Como nutricionista apaixonada pela minha profissão, e com gosto para a gastronomia, espero que este blog seja uma rica mistura entre saúde e sabor.

    Além de notícias comentadas, artigos e reportagens, o blog trará o que tem de novo na área de nutrição, suplementação, além de receitas saudáveis e deliciosas!

    Dúvidas, informações e agendamentos, entrem em contato!

    Soul Nutrition