segunda-feira, 11 de julho de 2011

Cuidado para os amantes de comida japonesa

A vida, certamente, é uma escola. E a gente aprende muito mais trocando informações, tanto com pessoas da sua área como também com quem não é. Este final de semana, uma pessoa conhecida veio comentar um caso estranho que aconteceu e que inclusive à deixou assutada. Um dia esta pessoa acordou tendo diarréia gordurosa. Além da alteração na consistência ainda apresentava urgência para ir ao banheiro e como praticamente não havia fezes e sim gordura, é claro que um pouco ainda era eliminado durante o dia sem controle voluntário. Que situação!

A primeira coisa que há de se pensar é o que aconteceu de diferente para ter este efeito tipo Xenical ou outro inibidor de absorção de gordura. Ida ao proctologista e muitas pesquisas no google depois, o resultado é que este quadro que durou uns 2-3 dias foi causado por um peixe! Sim, acreditem! Existe um peixinho branco, bem gostoso aliás, que hoje em dia está sendo comum em vários restaurantes japoneses e se chama peixe prego ou congro negro. A pessoa me contou a história e, assim como o proctologista, não sabíamos que isso poderia ter uma relação. 

Lombo de peixe-prego
Curiosa como eu sou, acordei hoje e fui buscar informação na literatura científica. Acontece que, como salmão e atum, ele é também um peixe gorduroso,  mas quase 90% dos lipídeos presentes estão numa forma não-saponificavél. Ou seja, a gordura deste peixe não consegue sofrer a ação dos nossos sais biliares permitindo com que eles sejam incorporados nas fezes. Como resultado, você elimina a gordura diretamente. Bom, precisamos evitar este peixe? Não, acredito até que a maioria de vocês já tenham ido algumas vezes no japonês e não tiveram nenhuma reação, certo? A própria FDA nos EUA emite uma mensagem de cuidado e alerta para o consumo, mas não proibe sua comercialização em mercados e restaurantes. No entanto, saibam que dependendo da quantidade que você consuma ou da sua sensibilidade individual este quadro bastante incômodo pode acontecer.
Quem se interessar, tenho uns artigos sobre isso.

9 comentários:

  1. Olá, aconteceu com meu marido esse fim de semana; vc pode me passar os artigos sobre o assunto?

    ResponderExcluir
  2. Olá, poderia me enviar os artigos? thaisratt7@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Sim, aconteceu com meu irmão na semana passada. Ele teve que trocar de roupa umas quatro vezes no dia seguinte.
    Ele não percebia quando via já estava todo sujo... kkk

    ResponderExcluir
  4. Pois eu amo este peixe, tenho dado preferencia a restaurantes que trabalhem com ele, mas hoje ao solicitar delivery, pedi este peixe e a pessoa que me atendeu classificou-o da pior maneira possivel, falou da diarreia

    ResponderExcluir
  5. ...mas eu não tive nada, reação alguma, chego a preferi-lo ao salmão.

    ResponderExcluir
  6. pow valeu heim eu estava preocupada ja em ver tanta gordura vermelha nas fezes e o fato foi esse mesmo consumi muito peixe prego no restaurante pois acho muito gostoso

    ResponderExcluir
  7. pow valeu heim eu estava preocupada ja em ver tanta gordura vermelha nas fezes e o fato foi esse mesmo consumi muito peixe prego no restaurante pois acho muito gostoso

    ResponderExcluir
  8. Estranho. Isso me acontece quando como muito SALMAO e nao o prego

    ResponderExcluir
  9. Acho que esse peixe devia ser proibido o seu consumo. Foram 2 dias de diarréia incontrolável!!!! O dono do restaurante sabia o que poderia acontecer e não nos avisou.....

    ResponderExcluir