quarta-feira, 6 de julho de 2011

Bom senso na alimentação

Esta semana confesso que estava até desestimulada em fazer um post depois das notícias que vi nos jornais online. Sinceramente, cada manchete pior que a outra, parece que os jornalistas querem mesmo é ver o povo ficando doente e obeso. Não era para ter um editor da área para dar aqueles ajustes necessários? Com certeza, todas as pesquisas devem ser divulgadas, independentemente do seu resultado. Mas, considerando que quem vai ler é, em geral, leigo no assunto não vale tomar um cuidado a mais?

Enfim, o pouco bom senso está em todos os locais. Na alimentação então, nem se fale. Uma das notícias esta semana foi sobre uma pesquisa mostrando que crianças que comem doces são menos propensas à obesidade, tanto na infância como na vida adulta. Pesquisa esta noticiada como “resultado surpreendente”. É mesmo? Alguém foi ver a quantidade que esta criança, e futuro adulto, comia de doce e a freqüência? Os pesquisadores dizem claramente, consumo de pequenas porções e a regularidade não é diária. O que conta ao final, 30g de chocolate 3 vezes na semana (90g semanais) ou aquela pessoa que não come nadinha durante a semana e final de semana devora uma barra de chocolate (180g)? Questão de bom senso, moderação e desenvolvimento do hábito alimentar.

Hábito este criado desde cedo. Claro, não sou a favor de expor crianças, especialmente antes dos 2-3 anos de idade, aos doces com alto teor de açúcar e gordura. Não só para permitir com que ela molde seu paladar com outros alimentos mais brandos, que não deixam suas papilas insensíveis, dormentes, mas que ainda por cima viciam. Sim, consumo elevado de açúcar e gordura leva a produção de substâncias no nosso cérebro que gera vício, uma maconha alimentícia, dizendo de forma bastante grosseira. E sendo assim, realmente devemos ter cuidado quando nosso pequenos estão começando a descobrir os sabores, pois mais tarde na vida fica bem mais difícil de mudar os nossos hábitos e desenvolver nosso bom senso.

Um comentário:

  1. Adorei o post!
    Amigaaa, coloca o DDD no tel de contato lá em cima. Na web não dá pra saber de onde é... ;)

    ResponderExcluir