Hoje um grupo de amigos, eu incluida, combinamos um cineminha à noite. Na verdade, um casal foi chamando outro, e mais outro, e no final está parecendo aquele cinema de pré-adolescente que ninguém quer ir sozinho com a pessoa interessada e acaba indo uma caravana junto para disfarçar. Nem ligo!
O que isso tudo me fez lembrar foi da frase quase unânime das pessoas: "ai... não consigo, não tem como ir ao cinema e não comer pipoca!" E assim, me lembrei de uma reportagem que saiu a um tempo, que como as outras é claro, tinha titulo polêmico, destes para fazer você ler: pipoca tem mais antioxidantes que frutas e verduras.
Excelente não é mesmo? Agora se quiser componentes para combater o estresse oxidativo posso ir direto na pipoca, esquece frutas e hortaliças. Na verdade, é e não é. A grande tirada da reportagem foi com base num trabalho feito pelo pesquisador Vinson da Unviersidade de Scranton, no EUA. Ele é um dos mais conhecidos pesquisados que trabalham com a identificação de compostos fenólicos em alimentos. Inclusive, gosta mesmo de buscar alimentos de uso comum, como chocolate, por exemplo. E tenho que dizer que foi com base no trabalho dele que também resolvi fazer minhas pesquisas usando alimentos comuns do nosso dia, como a querida feijoada.
A grande sacada do trabalho em fim, é na verdade uma nova visão que estamos tendo destes compostos fenólicos, ou polifenóis, como também podemos chamar. Como uma classe com mais de 10000 substâncias até então identificadas, com subgrupos diferentes que apresentam caracteristicas diferentes, nos últimos anos se verificou que uma parcela significativa destes polifenóis ficam presentes em cereais, especialmente quando ainda na sua forma integral, associado à fibra.
Bom, assim, cereais integrais ganharam participação importante como boa fonte de componentes antioxidantes na dieta, apresentando altíssima concentração destes. E a pipoca está neste grupo, afinal ela é feita de milho, grão inteiro, onde justamente a casquinha externa que cisma em entrar no espaço entre o dente e a gengiva é onde temos muita fibra e polifenois também.
Mas, como o mundo não é perfeito, se quisermos usar pipoca como veiculo de antioxidantes, e não de calorias, precisamos fazer pipoca à vapor (naquelas pipoqueiras elétricas) ou na panela a partir do grão sem adicionar muito óleo. Certamente todo o aporte de antioxidantes não vai adiantar nada se for ingerido junto com toneladas de gordura saturada, das manteigas líquidas da pipoca do cinema, ou de gordura trans, das pipocas de microndas.
Então, no próximo filminho que pegar em casa, tire 5 minutos do seu tempo e coloque a pipoca na panela e não no microndas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário